segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cuidados com a pele no Inverno



Cuidados com a pele no Inverno

     Costuma-se dizer que a pele é “o espelho da alma”. Não é simplesmente um invólucro que recobre nosso corpo. É uma estrutura complexa, com funções múltiplas e bem precisas. Sua função primordial é de proteção contra agressões exógenas de natureza, física (relativa), química e biológica, impedindo perda de água e de proteínas para o exterior. Também tem funções sensoriais, de regulação da temperatura, proteção contra raios ultravioletas, produção de vitamina D3, excreção de eletrólitos e possui destaque nas respostas imunitárias. É considerada o maior órgão do corpo humano com uma área de 2 metros quadrados, representando em torno de 15% do peso corporal.
      A tendência no inverno é a pele ser mais atingida por variações térmicas, clima seco, vento em excesso, mudanças bruscas de temperatura. Neste período a função principal da pele é de manter a temperatura corporal e, para isso, ela consome energia e perde muita água ocasionando a desidratação e estando assim vulnerável ao ressecamento, rachaduras. É importante tomar cuidado para garantir a proteção e passar os meses de frio com a pele macia e saudável.
     Sugerimos algumas dicas para você aproveitar melhor esta estação do ano:
- Beba muita água;
- O banho deve ser rápido e com água não muito quente
- Use roupas de algodão em contato direto com a pele;
- Use hidratantes em todo o corpo, pelo menos uma vez ao dia.
- Cuide dos lábios usando hidratante labial com filtro solar, manteiga de cacau ou batom
- Use luvas de borracha para fazer os serviços domésticos e/ou manuais, pois a intolerância a produtos químicos é maior nesse período
-Procure ter uma alimentação variada e não se esqueça dos alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes, tais como as verduras, os legumes e as frutas, que, de inverno a verão, fazem muito bem à pele e a saúde do corpo como um todo!
- Use filtro solar diariamente. A exposição solar incorreta é nociva à saúde o ano inteiro. Mesmo com as temperaturas mais baixas, as pessoas não estão salvas da ação dos raios UVA e UVB. Pesquisas clínicas atestam que a maioria dos casos de envelhecimento facial são resultados dos abusos da exposição ao sol, e não pela idade, como muitos acreditam. 
     Esta é a época ideal para fazer tratamentos dermatológicos, especialmente aqueles que esfoliam ou descamam a pele (peeling químico, peeling de cristal e diamante), já que o sol é mais fraco e a tendência a aparecer manchas em decorrência dele é menor.
     Procure um especialista para uma avaliação individual de sua pele e para utilizar os produtos adequados ao seu tipo de pele.
     Feito isto, é só curtir as delícias do inverno e procurar sempre estar de bem com a vida, em qualquer estação do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário