terça-feira, 26 de junho de 2012

Fisioterapia Dermato-Funcional e Cirurgia Plástica



Fisioterapia Dermato-funcional e Cirurgia Plástica


A fisioterapia-dermato funcional tem atuação na prevenção e recuperação de pacientes com distúrbios dermatológicos, endócrino/metabólicos, circulatórios e musculo-esqueléticos, através dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e patologia proporcionando uma abordagem direcionada de tratamento e potencializando os resultados. Está fundamentada em conceitos científicos sólidos e muito tem contribuído nos períodos pré e pós-operatório, prevenindo e/ou tratando as respostas advindas das intervenções cirúrgicas. 
A Fisioterapia Dermato-funcional vem sendo imprescindível na da atenção ao paciente submetido à cirurgia plástica. Através de seus recursos tem como objetivo preparar os tecidos para o procedimento cirúrgico na fase pré-operatória e acelerar o processo de recuperação na fase pós-operatória, prevenindo e controlando complicações.
Existem diversos recursos que são utilizados na fisioterapia, como a drenagem linfática manual, a eletroterapia, a cinesioterapia (através de exercícios) que vem apresentando eficácia e resultados positivos para a reabilitação do paciente.
No período pré-operatório os objetivos da fisioterapia dermato-funcional são: avaliar o paciente; quando necessário fazer correções posturais; orientá-lo para a cirurgia;  utilizar recursos para melhora do tônus e do trofismo cutâneo e muscular; garantir o equilíbrio do índice ventilação/perfusão (V/Q), otimizando as condições pneumo-funcionais; fazer uso de recursos que melhorem aporte sangüíneo arterial e retorno venoso, com intuito de se otimizar a nutrição tecidual local; evitar o acúmulo linfático entre os tecidos, minimizando os efeitos do  edema do pós-operatório imediato.
No período pós-operatório através do conhecimento dos estágios do processo de inflamação e reparo, o fisioterapeuta poderá traçar um programa de tratamento eficaz, observando sempre as características clínicas apresentadas pelo paciente, acompanhando a evolução do processo de cicatrização. Atuará prevenindo a formação das aderências, principal fator agravante no pós-operatório, pois estas aderências impedem o fluxo normal de sangue e linfa, aumentando ainda mais o quadro edematoso e retardando a recuperação. Também terá atuação na redução de edema, na redução de áreas de adiposidades localizadas remanescentes, na analgesia, na recuperação da sensibilidade local, na recuperação precoce do controle motor voluntário, no combate à perda de sustentabilidade tecidual;na prevenção e tratamento de infecções e deiscências nas bordas e no interior de cicatrizes cirúrgicas.
A eficiência da cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico. Deve-se observar a importância do preparo para a cirurgia e dos cuidados no pós-operatório para a promoção de um resultado estético mais satisfatório. Dessa forma, recomenda-se que se busque o auxílio de um profissional especializado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário