sábado, 2 de março de 2013

Despertar

                                             Estimulação Sensório Motora


        Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora faz com que a criança se refugie do meio o qual não domina, conseqüentemente, deixando de realizar ou realizando com pouca freqüência determinadas atividades.

        Sabe-se que, na ausência de sinais severos, um número significativo de crianças com história de prematuridade o que é muito comum hoje em dia, vem apresentar sinais de distúrbios de aprendizagem, dificuldades de linguagem, problemas de comportamento, déficits de coordenação motora e percepção visuoespacial que só serão detectados na idade escolar. De acordo com isso, foram constatados em estudos experimentais que a estimulação sensório motora em recém-nascidos prematuros favoreceu a adequação de seus padrões motores.


        A estimulação motora tem como objetivo melhorar o controle corporal e postural dos bebês e crianças. A atividade permite maior autonomia, agilidade e velocidade na execução de movimentos além da melhoria da consciência corporal no contato com o meio.


       Estimulação precoce é um programa destinado a crianças na faixa etária de zero a três anos de idade que visa promover o desenvolvimento psicomotor, sensorial, afetivo e social da criança. Os três primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento do bebê em todos os sentidos. 


       A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Trabalha auxiliando na prevenção e tratamento das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da criança, proporcionando a unificação dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais do desenvolvimento infantil, que se expressam nas relações estabelecidas com o espaço, o tempo, os objetos, as pessoas e com seu próprio corpo, visando despertar e potencializar as habilidades da criança e superar as limitações impostas pela própria idade.
 

      “Uma criança bem estimulada aproveita muito melhor a sua capacidade de aprendizagem, torna-se mais ativa, curiosa e lida melhor com os desafios que vão surgindo durante o desenvolvimento”.


      

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